skip to Main Content
Curso Montar Fábrica De Chocolate

Curso montar fábrica de chocolate

Trabalhar com chocolate é negócio rentável, basta agir de forma correta. No curso montar fábrica de chocolate você terá aprendizagem suficiente para iniciar no ramo

Nós brasileiros, estamos incluídos entre os maiores produtores  e compradores de chocolate em todo mundo. Temos no Brasil diversas fábricas de grande porte que atuam nesse ramo. Também dispomos de menores fábricas que, são de excelente qualidade. Fornecem o produto para eventos diversos, buffets e também abastecem as lojas especializadas no produto. Se você almeja implantar sua própria chocolataria e obter uma atividade de sucesso, pode contar com a Rumo Educação EAD. Ela proporciona o curso montar fábrica de chocolate, que oferece ricos informes sobre como operar um negócio dessa natureza. Constando também em seu conteúdo, tudo sobre infraestrutura, gerenciamento, ferramentas e matérias-primas. Além de instruir sobre tecnologia de preparativo de massas e apetitosas receitas.

Curso Montar Fábrica de Chocolate

FAÇA SUA MATRÍCULA

—–>  Chocolate

Opção de cursos econômicos

Montagem de aparelhagens principais para implantação de uma pequena fábrica de chocolates

A pessoa intencionada em montar uma fábrica de chocolates precisa fazer avaliação de todos pormenores essenciais. Localização para infraestrutura (água disponível, despesas, disponibilidade de comunicação, rede de esgoto, vias de transporte). Conhecer a estabilidade de empresas que fornecem os equipamentos e se certificar da existência de centros consumidores e fornecedores. Fazendo essas coisas, terá alcançado um enorme espaço para adentrar no mercado.

Confira os demais cursos da área Empreendedorismo (Como montar – Pequenas indústrias) e outras áreas. NAVEGUE NO SITE.

Na verdade, a montagem de aparelhagens para a produção de chocolates não precisa ter um espaço muito grande para se estabelecer. Entretanto, é crucial que a extensão do espaço para a produção de chocolates seja razoável para comportar todos os utensílios e equipamentos. Facilitando, inclusive, a movimentação dos colaboradores no interior da fábrica, para que não haja prejuízo qualquer em suas tarefas. 

Curso montar fábrica de chocolate – Na fábrica é necessário organizar (recepção, armazenagem, equipamentos, higienização local)

Uma pequena indústria de chocolate se divide, principalmente, em recebimento de mercadorias, estocagem de invólucros e caixas de embalagem. Bem como armazenagem de produtos diversos como recheios e demais adições, compartimento para preparo de ingredientes, armazenagem e vendas. Curso online como montar uma pequena fábrica de produtos de chocolate.

Esse espaço pode atingir normalmente de 20 a 24 m². Só que para haver total aproveitamento dele, as mesas, bancadas e demais equipamentos deverão ser bem separados. Distribuídos e organizados em conformidade com o seguimento de uso. Isso vai deixar fácil a preparação dos produtos, além do mais evita grandemente a circulação desnecessária de colaboradores no setor de produção.

No caso de pisos e paredes, aconselha-se a utilização de material que facilite a lavagem, como azulejos brancos. Isso contribui muito para uma perfeita higienização local. É recomendável também a utilização de produto antimofo, tanto nas paredes e teto, como no piso, para evitar que haja contaminação. 

Cuidados com a presença de insetos, instalações elétricas, disposição e escolha de móveis e capital disponível

Não pode permitir a presença de insetos em hipótese nenhuma. O correto é providenciar colocação de ralos, se possível modelos com tampa do tipo abre-fecha.

Jamais permitir instalações elétricas com os fios sem coberturas. Proteger as tomadas, identificá-las e evitar o uso para mais de um equipamento. Agindo assim, não ocorrerá sobrecargas de energia e riscos de incêndio.

É indispensável, além dos equipamentos, a instalação de alguns armários e bancadas, de preferência com gavetas e portas. Propiciando guardar de maneira organizada os utensílios, ingredientes e aditivos, utilizados no preparo do chocolate.

Falando ainda de utensílios e equipamentos, para se obter cada um deles precisa ser dentro das condições que o empreendedor dispõe. Para evitar qualquer inconveniente, deve-se pesquisar sobre a capacidade econômica da empresa disposta a oferecer os equipamentos. Adquirir só o que necessário e se informar sobre a assistência técnica, para possíveis consertos ou substituições.

Os mais importantes utensílios e equipamentos:

Geladeira e túnel de resfriamento;

Derretedeira elétrica;

Recipientes e colheres inox, panelas e fogão;

Formas de bombons, ovos e outros;

Mesa de mármore;

Facas inox e espátulas;

Placa de altileno;

Moldes para bombons e outros;

Máquina de raspar;

Garfos bidentes/tridentes;

Banho-maria elétrico;

Termômetro culinário.

Curso montar fábrica de chocolate – Aprenda fazer bombons e trufas – Providência de equipamentos

Produzir bombons e trufas é um bom negócio, é lucrativo, porém é preciso pensar em um espaço apropriado para exercer a atividade. Dá no mesmo, produzir para comércio ou consumo é necessário os mesmos procedimentos de higiene. Manter o local de preparo limpo é indispensável bem como os utensílios de trabalho e também todos que manipulam o chocolate.

Algumas ferramentas e vasilhas são indispensáveis para a produção das trufas e dos bombons. É bom utilizar os equipamentos apropriados para não haver falhas, como facas, termômetro culinário, tigelas, sacos de confeitar, balança, espátulas, colheres. E ainda, formas com formatos diversos, garfinhos para banhos, papéis para embalagem e balcão de granito ou mármores.

Detalhes: derretimento, temperagem e tipos de forma

É preciso fazer a raspagem do chocolate anterior ao derretimento para se ampliar a superfície de contato. Com isso se agiliza o processo. Na sequência se cuida da temperagem, estágio da manipulação em que a temperatura é baixada de 45ºC para 27ºC. Também é interessante frisar que a utilização de balcões de inox interferem nas propriedades do chocolate.

A preparação de trufas e bombons, não é diferente de outras espécies de produto feito de chocolate, é só ficar atento à temperatura. Não é aconselhável antecipar a modelação do chocolate sem esperar o tempo certo para resfriamento, para que não fique amolecido e esbranquiçado. Se isso ocorrer, e ele continua puro, recomenda-se fazer novo derretimento e temperamento.

Se acha no mercado formas de vários modelos, tamanhos e materiais. As que mais se encontra são as de policarbonato, de acetato e de policloreto de vinila. Existe uma espécie de forma que é provida de um filme natural, o qual serve de bloqueio e protege contra o vapor d’água. Quanto às formas de acetato, encontra-se com preços mais acessíveis, no entanto, não são resistentes. Recomenda-se fazer uso das formas de policarbonato, elas são bem refinadas e muito resistentes.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top