skip to Main Content
Curso Cultivo De Horta Caseira

Curso Cultivo de Horta Caseira

Um trabalho agradável de se fazer, para alimentação própria e também para vender, Curso Cultivo de Horta Caseira

Agricultura – Tudo que é procedente da olericultura são indispensáveis para que a população tenha uma refeição sadia e nutritiva. Por isso é importante ter conhecimento para fazer uma horta caseira e assegurar verduras e legumes de boa proveniência para você e seus familiares. Podendo inclusive transformar o excedente numa bela completação de renda, comercializando. Com o Curso Cultivo de Horta Caseira, disponibilizado pela Rumo Educação EAD, o aluno terá ricas informações sobre diversas espécies de hortaliças. Curso de hortas em pequenos espaços.

Em seu conteúdo terá aprendizagem  para estabelecer uma horta, instruções sobre tratos culturais, lições sobre como impedir doenças e pragas. E ainda como efetuar a colheita sem causar qualquer espécie de dano.

Curso Cultivo de Horta Caseira

Informações MATRÍCULA   

—>  Mais opções – Agricultura

Mais opções de cursos

Livros e Audiolivros

Curso Cultivo de Horta Caseira – Recursos necessários na área, mão de obra

Curso Online Horta Caseira – Implantação e Cultivo. Um dos quesitos primordiais para se implantar uma horta caseira é ter disponível uma pequena área.  Sendo que é crucial poder contar com uma insolação entre 8 a 10 horas diárias, água de fonte sadia e vontade de trabalhar.

Numa horta caseira se usa muita mão-de-obra, porque quase todo trabalho que se efetua é manualmente. 

Porém, essa ocupação é olhada por muitos, não como um trabalho, mas como um passatempo. Pois quem se entrega a esse tipo de ação, produção, plantio, tem muito contentamento em acompanhar o crescimento das plantas. Enfim, toda evolução, até chegar a época de colheita de um tipo planta, legumes, verduras cuja produção foi elaborada de maneira natural. E ainda com a utilização das próprias mãos. 

As verduras, legumes e hortaliças de modo geral, mesmo pertencendo a um grupo enorme de categorias, têm algumas propriedades em comum. É o caso do desenvolvimento rápido, cuidados com tratos culturais, porte menores e a chance de se consumir naturalmente.

Tipos de verduras mais usados em ambientes caseiros – Espinafre, agrião, escarola, rúcula, couve e azedinha

Para quem não abre mão de uma alimentação salutar, tem preferência por legumes e verduras novas nas refeições, é importante fazer sua própria horta. Podendo, inclusive, enfrentar essa tarefa como uma terapia. Espinafre, agrião, escarola, rúcula, couve e azedinha, por exemplo, são alumas espécies que se cultivam com muita facilidade em ambientes caseiros. São espécies que não exigem muitos cuidados, dispensando também o uso de agrotóxicos.

Espinafre – Contém vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, enxofre, cloro, silício e antioxidantes. Ele atua vigorosamente no desenvolvimento dos dentes e ossos, coagulação sanguínea, formação muscular, visão, aparelhos digestivo, na pele, sistema nervoso, sistema cardiovascular e outros.

Agrião – Esse vegetal tem taxa pequena de caloria, é fonte de betacaroteno (provitamina A), tem grande quantidade de vitaminas C, B e sais minerais.  É indicado para tratamento de fraqueza intestinal, diabetes, dermatoses, raquitismo, afecções esabúticas, boncopulmonares e da pele, fígado e outros.

Escarola – É uma excelente fonte das vitaminas antioxidantes C e E, de minerais como o fósforo, cálcio, ferro, potássio e de vitaminas B. É um vegetal muito rico em carotenoides. Consumir escarola é muito bom para a regulagem do intestino, impede infecções no sistema urinário, digestivo e respiratório, também preserva saúde dos ossos. E ainda protege coração, contribui para o emagrecimento, diminui o risco de tumores (sobretudo do estomago e intestino). 

A rúcula, couve e azedinha, também contém vitaminas e propriedades medicinais preventivas.

Clima apropriado para os tipos de hortaliças – Produção fora de época 

01 – As espécies de hortaliças de clima ameno/frio: couve chinesa (acelga), couve-flor de inverno, cebolinha, rabanete, salsa, alface, almeirão, beterraba, nabo, chicória, brócolis, rúcula, alho, couve-manteiga, cenoura de inverno, ervilha, morango, cebola e outras.

02 – Tipos de hortaliças de clima quente: chuchu, couve-flor de verão, quiabo, jiló, brócolis de verão, abobrinha, feijão vagem, coentro, cenoura de verão, berinjela, pimenta, pimentão, pepino, abóbora, moranga, maxixe, melancia, melão, batata-doce e outros.

Existem duas formas de produzir hortaliças fora de época, são:

01 – Fazendo uso de várias adaptações através de melhoria genética para aquela época definida. Isso viabiliza termos o ano inteiro a hortaliça escolhida.

02  –  Outra forma é o uso de esquemas que reduzem o resultado climático negativo em uma estipulada hortaliça. Os esquemas mais usados para essa finalidade são: as estufas e o uso de túnel alto ou túnel baixo. Tais armações admitem um determinado controle ambiental de umidade e temperatura, dando um  pouco de condições que o tipo de hortaliça requer. Todavia, não se pode garantir que a qualidade da hortaliça seja igual a da produzida nas condições climáticas normais. Isso faz com que sua condição seja sempre inferior.

Conteúdo do Curso Cultivo de Horta Caseira:

As diversas hortaliças; o clima e sua influência, classificação, produção das principais hortaliças.

Implantação e local da horta; o que vai ser cultivado, ferramentas e preparação de canteiros, como propagar as hortaliças.

Os cuidados e tratos culturais; raleação, amontoa, capina, desbrota, condução, irrigação,  e cobertura morta.

O controle doenças e pragas;

Detalhes sobre plantio; controle integrado, giro de culturas, estudo sobre adubação, solarização, plantas parceiras.

Como combater doenças e pragas; utilização de sabão e produtos orgânicos, armadilhas, caldas, extratos vegetais, controle biológico.

Lições sobre colheita; colheita e comercialização.

Confira cursos em todas áreas

Outros cursos na área de Agricultura

Curso ead Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho curso a distância

Curso Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame online

Cultivo de Seringueira para Produção de Borracha Natural curso pela internet

Curso pela internet Cultivo Orgânico de Citros

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino curso ead

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top