skip to Main Content
Como Iniciar Uma Hidroponia

Como iniciar uma hidroponia

A técnica de hidroponia hoje em dia, possibilita a atividade agrícola até em áreas onde os solos são desfavoráveis climaticamente. Por isso vale a pena obter capacidade para exercer essa ocupação, faça  o curso Como iniciar uma hidroponia – Cultivo Sem Solo

HidroponiaCultivo sem solo. Por ser uma espécie de cultivo que não necessita da terra, a hidroponia é uma técnica que proporciona a ocupação agrícola em clima semiárido. Apesar disso, é necessário se dispor de uma boa estrutura para se implantar um trabalho dessa natureza. E também, ter muita atenção com o manuseio da solução nutritiva. Afinal, o produtor precisa se capacitar para que o empreendimento tenha sucesso. Sendo assim, com o intuito de auxiliar aos interessados, a Rumo Educação EAD apresenta o curso Como iniciar uma hidroponia – Cultivo Sem Solo. Curso onlineCurso hidroponia ead.

Como iniciar uma hidroponia

Informações e MATRÍCULA

Mais cursos na área de Agricultura

Cursos econômicos

Livros e Audiolivros

Em seu conteúdo programático, o curso versa sobre variadas espécies de sistemas hidropônicos. Por exemplo, suporte apropriado para o cultivo e razões ambientais que abalam a hidroponia. E ainda sobre a preparação de soluções nutritivas, geração de mudas, cuidados com doenças e pragas, colheita, invólucros etc.

Diversidade de cultivos e sazonalidade

A hidroponia é um método que se aplica grandemente em menores propriedades com o objetivo de atingir uma produção mais abundante. Já que é um tipo de cultivo em que o crescimento da plantação acontece sem o emprego do solo. Um sistema no qual se cultiva hortaliças, cereais, frutas, plantas medicinais e flores.

Realmente, se pode produzir vários tipos de produtos no sistema hidropônico. Não apenas verdura, pode ser o arroz, feijão-vagem, ervas medicinais e aromáticas, melão, mudas de árvores plantas ornamentais. No entanto, é recomendável que se disponha de estrutura bem coordenada. Além do que, para praticar a hidroponia se exige conhecimento quanto à categoria da cultura e preparação financeira (retorno econômico).

Um dos pontos positivos da hidroponia é a chance de se implantar  o cultivo sem ter incomodação com a sazonalidade de culturas. Isso porque o cultivo se faz em ambiente fechado (estufa), cujo controle da umidade relativa do ar e temperatura tem ajuda de equipamentos. Sendo assim, o cultivo não precisa de situações externas, podendo se estender o ano todo.   

Cultivos higiênicos e simultâneos

Um grande benefício da hidroponia é que o plantio de produtos é de maneira limpa e saudável, ou seja, higiênica, sem ligação com o solo. E também a modalidade de trabalho possibilita que a nutrição das culturas sejam por igual. Além de tudo, as culturas têm suas condições climáticas em contínuo controle, o que é bom e alavanca a produtividade. E finalmente, o desenvolvimento das culturas hidropônicas, de modo geral, ocorre por volta de 30% mais rápido que o do cultivo convencional, no solo. 

Algumas pessoas não sabem, mas o sistema de cultivo hidropônico não tem limite quanto ao número de cultura na estufa. Portanto, se consegue cultivar vários produtos ao mesmo tempo. Essa possibilidade é devido a otimização do espaço no sistema hidropônico, com boa distribuição de calhas. É só ficar atento às condições do espaço interno de cultivo para que todas as plantas cresçam com vitalidade.

Como iniciar uma hidroponia – Diversas espécies de sistema de cultivo sem solo

Os diversos cultivos hidropônicos se dividem em duas categorias, os fechados e os abertos, conforme o tipo de circulação utilizado na solução nutritiva. Nos tipos de sistemas abertos, não tem devolução da solução nutritiva ao reservatório e, depois da irrigação das plantas, a solução é dispensada. Porém nos casos de sistemas fechados, a solução nutritiva não será dispensada, depois da irrigação ela retorna ao reservatório de origem.

Os cultivos hidropônicos podem ser classificados também conforme a quantidade de fases. No caso do cultivo com duas fases, uma delas é líquida, contendo os nutrientes e água, e outra é gasosa. Na fase gasosa ocorre a misturação do ar com a solução que é efetuada por meio do turbilhonamento da solução, num movimento de sistema circulante. Este sistema é o NFT ou o floating.

Existe também o sistema de três fases, que é produzido pela fase sólida, pela fase líquida e pela fase gasosa. Elas ocorrem com a fase líquida banhando a fase sólida, a qual retêm a fase gasosa através de poros. A fase sólida é uma substância imóvel, orgânica ou mineral, que colabora na fixação de plantas maiores. Essa parte sólida pode ser, cascalho, argila expandida, turfa, lã mineral, areia, espumas sintéticas, vermiculita e outros.

Confira o conteúdo do curso Como iniciar uma hidroponia – Cultivo sem solo:

Os diversos sistemas hidropônicos; Cultivo (em areia, em água, em lã mineral, em cascalho ou argila expandida), fluxo e refluxo.

Matéria sobre estruturas; lições sobre bancadas e canais de cultivo, montagem de estufa, tubulação, reservatório de solução nutritiva, conjunto motobomba.

Quais são as causas ambientais que afetam a hidroponia; a luz, pressão osmótica, temperatura, pH, umidade relativa do ar, aeração, condutividade elétrica. 

Estudo sobre solução nutritiva; receitas e formulações de soluções nutritivas, como calcular a solução nutritiva, sais e/ou fertilizantes.

Instruções sobre manejo da solução nutritiva; como fazer a leitura e correção do pH da solução nutritiva, pontos sobre a reposição de água da solução nutritiva, como trocar a solução nutritiva, estudos sobre a leitura e ajuste da condutividade elétrica (CE), instrução sobre a lavagem e desinfecção do reservatório de solução nutritiva.

Confira os demais cursos na área de Agronegócio (Agricultura, Hidroponia) e outras áreas. Navegue em nosso site.

 

Outros cursos na área de Hidroponia – Cultivo sem solo

Curso pela internet para Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Hidroponia – Cultivo sem Solo curso a distância

Curso ead Hidroponia – Solução Nutritiva

Hidroponia – Cultivo de Tomate Curso pela internet

Curso a distância Hidroponia – Controle de Pragas e Doenças da Alface

This Post Has 2 Comments

    1. Olá Pedro, boa noite

      Seja Bem vindo, me desculpa pela demora em responder, as vezes acontece.

      Você terá as informações precisas

      nesse link: https://www.empreendedorcpt.com.br/cimocursos/cursos-online/cursos-online-hidroponia

      Onde consta também outros cursos da área de Hidroponia

      Fique a vontade, se precisar volte a fazer contato.

      Atenciosamente

      Severino Ramos da Silva

      http://www.rumoeducacaoead.com.br

      https://www.empreendedorcpt.com.br/cimocursos/cursos-online/cursos-online-de-agricultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top