skip to Main Content
Brotos Comestíveis Curso Ead

Brotos Comestíveis curso ead

O cultivo de brotos comestíveis tem surgido como uma fonte de renda bem conveniente. Brotos comestíveis curso ead é um investimento promissor

Agroindústria – Se ocupar com a produção de brotos comestíveis hoje em dia, é uma decisão muitíssimo acertada. Visto que a busca por tal alimento tem sido crescente. A causa disso é o fato de ser um produto com grandes qualidades nutritivas e de menor caloria. Além de tudo não precisa de muito dinheiro para o investimento, pois é uma espécie de plantio fácil, qualquer dos tipos. Podendo ser implantada em pequeno espaço e com tecnologia descomplicada. Portanto, é recomendável fazer  Brotos Comestíveis curso ead.

Informações e MATRÍCULA

——–>   Agricultura

Dessa forma, a Rumo Educação EAD proporciona aos interessados, o Curso Online Produção de Brotos Comestíveis. Nele se aprende como cultivar, produzir colocar a venda e até  onde comprar brotos comestíveis de alfafa, brócolis, feijão moyashi, bambu, rabanete e trevo. Terá também, ricas informações sobre preço, brotos e flores, brotos germinados, mercado, principais tipos brotos, como plantar, beneficios e onde encontrar artigos sobre o assunto. Métodos modernos e simples de cultivo, tudo sobre instalações, higienização, obtenção e seleção de sementes. Além de ferramentas e apetrechos necessários, colheita, como lidar com temperatura e luz, embalagem, invólucros e estocagem dos brotos. Enfim, tudo sobre quais brotos são comestíveis. 

Opção de cursos econômicos

Brotos comestíveis curso ead

Confira os outros cursos da área de Agronegócio (Agroindústria) e outras áreas. NAVEGUE NO SITE.

Os brotos são alimentos inteiramente nutritivos,  é um modo de produção onde não se usa qualquer tipo de adubo ou de defensivo. Então, são produtos completamente naturais, nos quais se usa só  as reservas acumuladas nas sementes para germinarem e chegarem ao tamanho necessário para serem consumidos.

Neste curso ead se mostra todos os métodos que são precisos para orientar o produtor na produção de broto comestíveis. Posto que, é uma atividade super promissora, podendo trazer sucesso. Enfim, por ser alimento oriundo de sementes germinadas, com alto poder nutritivo. Portando, é interessante conhecer as técnicas, como cultivar de forma simples e econômica, assegurando paladar e saúde. Alem de tudo,  oferece uma variedade de receitas! 

O valor medicinal e nutricional – brotos comestíveis curso ead

Nos brotos contém bastante vitaminas, aminoácidos, minerais ácidos, enzimas e outras substâncias.

Curso como produzir brotos comestíveis São alimentos com alto teor nutritivo, completamente naturais, os quais usam somente os estoques que estão nas sementes. Com isso fazem a germinação e atingem o comprimento certo para serem consumidos. As várias fontes de vitaminas, enzimas, aminoácidos, minerais ácidos e tantas outras substâncias contidas nos brotos, lhes proporcionam a qualidade de serem elevadamente nutritivos. Por esse motivo, é interessante que estejam sempre presentes na alimentação, para suprirem possíveis carências nutricionais.

Curso brotos comestíveis de feijão moyashi – Os brotos comestiveis que mais se vendem são de alfafa, trevo e rabanete. Perdendo apenas para os  brotos de feijão moyashi, chamado também de feijão mungo-verde. Mas existem outros tipos de sementes que se usam na produção de brotos, por exemplo, o repolho, o brócolis, e outros. Não importa o tipo, a produção de brotos pode se transformar numa ocupação bem promissora. Pois é um trabalho interessante que traz um resultado rentável. É algo que você pode fazer até mesmo em região urbana.

Brotos de trevo, brócolis, alfafa e rabanete

Brotos comestíveis curso ead –  Qualidades

Ao trabalhar com a produção de brotos, a finalidade é produzir plantinhas que ainda estão desprovidas de folhas verdadeiras. As folhinhas ainda em seu início tem entre 0,5 a 1,0 cm.  O mais interessante é a parte do hipocótilo. Quando se produz o broto do feijão noyashi, se tem o hipocótilo alongado (acima de 5 cm), espessura (acima de 2 mm). Sua cor é amarela e clara e sua textura é firme. Os brotos que são menos frescos apresentam uma coloração amarronzada. Se observa também que os brotos não devem ter cores e cheiro desagradáveis.

Brotos comestíveis – As reservas de vitaminas: valor nutritivo

As sementes retêm estoques de vitaminas, lipídios, carboidratos,minerais e proteínas. Enquanto a vitamina C, bem como as demais vitaminas que aparecem em quantidade menores nas sementes, é gerada em quantidade maiores na fase de germinação. 

A taxa de proteína dos brotos de alfafa (5,1%), ao que parece, é bem inferior que a das sementes (35,1%). Porém, a porção de água dos brotos é 11,9 vezes superior às das sementes. Sendo assim, se multiplicar 11,9 por 5,1% (=60,7%), obtém-se a taxa de proteína dos brotos em umidade de 7,4% (idêntico a das sementes). Agora, trabalhando com o feijão moyashi, a  taxa de proteína dos brotos crus seria de 36,6% (umidade 10,1%).

Referindo-se aos nutrientes, o broto de feijão moyashi possui seis vezes menos calorias que o ovo e três vezes menos que a batata. O broto de alfafa contém mais proteína que o leite. O broto de alfafa contém um teor de proteína maior que o do leite. Falando dos minerais, afirma-se que o rabanete tem grandes taxas de fósforo, cálcio, magnésio e manganês, sendo, principalmente, o magnésio a fonte mais rica.

Brotos comestíveis curso ead – vasilhas apropriadas para o produção

Se utiliza muito para a produção de brotos: pequenos tanques de aço inoxidável, caixotes de madeira furado em um dos cantos, pequenas caixas de isopor, sacos confeccionados de tecido, tambores, bardes, bandejas de isopor, potes de cerâmica, jarros, cestas de bambu, vidros, escorredor de macarrão etc.

Recipientes usados para produção de brotos comestíveis de feijão moyashi

Os utensílios utilizados para a produção de brotos de feijão moyashi precisam ser usados da seguinte forma: 

01 – Não pode ter sido fabricado com matéria tóxica ou mesmo usado como invólucro de material tóxico, também não pode  usar caixa de amianto e e invólucros de defensivos.

02  –  Os recipientes precisa ser fabrica de material que tenha resistência à ferrugem;

03  –  Os recipientes precisam ser fáceis para a higiene e ter furos no fundo ou abertura retirada de água.

04  –  Objetos com boa circulação de ar.

O Cultivo de brotos comestíveis de feijão moyashi

Se cultiva os brotos de feijão produzindo as plantas minúsculas que tem suas folhas sem desenvolver, já que a parte que interessa da planta é o hipocólito que é o caule do embrião. 

Brotos de feijão são chamados usualmente pelo japoneses de moyashi. De preferência, os brotos de feijão moyashi são consumidos ainda frescos, já que se passarem desse ponto perdem sua qualidade crocante tenra. Se for o caso de fritar ou ferver esse produto, terá que ser de maneira rápida. Não sendo assim, com certeza ele deixará sua crocância.

Brotos comestíveis curso ead – Qualidade das sementes de moyashi

São muitas as qualidades da semente de moyashi. É necessário que a porção de sementes obtida tenha o máximo de pureza física, ou seja, não pode ter sobras ou partes de planta. A umidade das sementes precisa ser em torno de 9 a 12%. É muito bom também que as sementes sejam uniformes na cor e no tamanho. A semente de moyashi precisa está no ponto de gerar plantinha sem defeitos e forte, para não haver rejeição no mercado consumidor.

Plantio e ciclo de vida

O feijão moyashi leva de 60 a 85 dias da época de plantio até chegar o tempo de colher, levando em conta a época em que foi efetuado o plantio, pois em tempos mais quentes  o ciclo de vida dura menos.

Esse tipo tem melhor adequação nas temperaturas altas do verão. Sendo assim, para que o plantio tenha melhor resultado, no sudeste, sul e centro-oeste precisa ser feito entre agosto e março. Em lugares de inverno frio é bom que se evite os meses de março e agosto.

Os cuidados culturais

O cultivo precisa ser completamente sem a presença de plantas daninhas até pelo menos 30 dias após o surgimento das plantinhas. Em tempos de muita chuva, é aconselhável fazer uma irrigação semanal do feijão moyashi.

Detalhes sobre a colheita 

Existem duas formas para se proceder a colheita do feijão moyashi: fazendo-se a coleta das vagens, enquanto amadurece aos poucos ou efetuando o corte das plantas, quando as vagens estão quase todas maduras. A colheita sendo feita enquanto as vagens vão amadurecendo tem melhor rendimento e as sementes são de boa qualidade, só que a mão de obra é maior. 

Outros cursos na área de Agroindústria

Curso ead Produção de Palmito de Pupunha

Cultivo de Palmeira Real para Produção de Palmito curso online

Curso a distância Produção de Palmito de Açaí

Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas curso pela internet

Curso pela internet Cachaça – Produção Artesanal de Qualidade

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top